A segurança nos parques eólicos
Espcialista: Samuel Cascaes Natal
A sustentabilidade é um dos temas mais importantes no cenário atual, tanto para os setores públicos quantos para os privados. Existe uma tendência de mudança nas rotinas de trabalho e na vida pessoal, para melhorarmos o ambiente onde vivemos.
Uma forma de geração de energia elétrica que está de acordo com esta política de sustentabilidade é a geração eólica, que utiliza a força dos ventos e que gera poucos danos ao meio ambiente.
A geração eólica vem tendo um grande destaque no cenário nacional, sendo uma energia limpa e está atraindo investidores de todo o mundo na busca de lugares para implantar seus parques.
Aliado a esta visão de sustentabilidade, devemos estar preocupados também com a segurança dos trabalhadores e do próprio empreendimento, garantindo o atendimento as Normas de Segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Ter o corpo técnico capacitado e as instalações em perfeito estado de conservação minimizam os riscos de acidentes.
Assim, a INOVARUM, que tem como valor o desenvolvimento de negócios sustentáveis, realiza trabalhos de gestão de segurança, que inclui a verificação nos empreendimentos, com o objetivo de orientar e corrigir situações que não estejam de acordo com a legislação.
Dispomos de uma equipe qualificada em soluções em segurança no trabalho no atendimento desses parques eólicos, nos seguintes trabalhos:
- Procedimentos operacionais e instruções técnicas;
- Análise de riscos;
- Cálculo de ATPV para a determinação das vestimentas para eletricistas;
- Prontuário das instalações elétricas – PIE;
- Relatório técnico das inspeções – RTI;
- Linha de vida de acordo com a NR-35;
- Treinamento relacionados às Normas Regulamentadoras, entre elas a NR-5, NR-10, NR-33, NR-35.
Procedimentos operacionais e instruções técnicas:
Como destaque a INOVARUM elabora procedimentos operacionais e instruções técnicas, conforme exigência da NR-10, no item 10.2.4, alínea “a” as empresas devem possuir “conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;”
Esta padronização das atividades desenvolvidas pelo setor elétrico pode ser realizada descrevendo o passo a passo da operação e manutenção ou por meio de fluxograma como pode ser observado na figura 1:

Além do passo a passo da atividade a INOVARUM faz um levantamento dos riscos existentes nas atividades, determinando as medidas de controles, possibilitando a tomada de medidas preventivas, anulando ou controlando os riscos detectados.
Cálculo de ATPV para a determinação das vestimentas para eletricistas
Uma das medidas de controle mais importante na prevenção de danos ao trabalhador ocasionado nos riscos diretos da energia elétrica são as vestimentas retardante à chama, onde temos muitas discussões referente ao assunto que é exigido no item 10.2.9.2 da NR-10, “As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.”
Através de estudos das características dos circuitos elétricos podemos estimar a intensidade de um arco elétrico e assim estimar a quantidade de calor que os trabalhadores da área elétrica estão expostos, definindo qual a vestimenta correta para cada atividade.
Prontuário das instalações elétricas – PIE
As empresas são obrigadas a manter a documentação das instalações elétricas em dia e organizadas em um prontuário. Sendo assim, documentos como procedimentos, certificados, laudos, testes de rigidez dielétrica e especificações, devem estar organizados num prontuário, conforme o item 10.2.4 da NR-10 “Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contento, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
- Unifilar das instalações elétricas;
- Inspeções e medições do SPDA e aterramentos;
- Especificação dos EPIs, EPCs e ferramental;
- Documentação comprobatória;
- Teste de isolação elétricas dos EPIs, EPCs e ferramental;
- Certificado e área classificada;
- Relatório técnico das inspeções – RTI;
- Procedimentos de emergência.
Relatório técnico das inspeções – RTI
As empresas devem inspecionar as instalações elétricas periodicamente e levantar todas não conformidades tomando medidas para resolver estes problemas, conforme exigência da NR-10, no item 10.2.4, alínea “g” “relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f””.
Linha de vida de acordo com a NR-35
Um dos principais riscos de acidentes envolvendo trabalho nos parques eólicos está relacionado ao trabalho em altura, tratado pela NR-10 como risco adicional, também denominado trabalho vertical e, na língua inglesa, work of height.
Uma medida de controle ao risco de queda em altura é a instalação de dispositivo de segurança, como a linha de vida de acordo a NR-35 e norma ensaios de dispositivos de ancoragem ABNT NBR 16325-1 e ABNT NBR 16325-2.
Solicite um contato dos nossos especialista. Clique aqui para solicitar.
Um abraço meu e de toda equipe da Inovarum.