I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma

I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma

A saúde e segurança no trabalho é tema no I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma.

As mudanças no método do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais tem incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, seja no aspecto físico, mental e social.

Tal processo passou a exigir dos trabalhadores maior qualificação e uma crescente intervenção destes nos processos produtivos, o que consequentemente tornou-os mais suscetíveis a acidentes de trabalho.

Dentro deste contexto e preocupada com a saúde e segurança dos trabalhadores a Inovarum vai realizar um evento de grande impacto na área de prevenção de acidentes no trabalho.

Com a presença de 4 palestrantes renomados nacionalmente e com vasta experiência na área de segurança do trabalho, teremos 2 dias de conteúdos relacionados as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego.

Inscrições gratuitas no site: https://doity.com.br/seminrio-de-segurana-e-sade-no-trabalho

Serão realizadas quatro palestras com duração de uma hora e meia cada.

Teremos também a apresentação de cases empresariais de sucesso que exemplificam a aplicação prática de melhorias reais na segurança do trabalho em empresas de nossa região.

Este é o I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma e acontecerá nos dias 26 e 27 de Setembro/2018.

Devido ao grande número de acidentes que ocorrem no Brasil conforme nos mostram os números oficiais disponibilizados pelo IBGE, a diretoria da Inovarum decidiu realizar para os colaboradores das empresas, profissionais do segmento de segurança no trabalho e população interessada no tema, o I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma.

Ao planejar este evento nossa preocupação foi de poder trabalhar fortemente a questão da prevenção.

Com números alarmantes de acidentes do trabalho no Brasil, não podemos ficar de braços cruzados somente observando as perdas humanas ou mutilações em ambientes de trabalho, por isso resolvemos unir forças através de parcerias com empresas para realizarmos este primeiro seminário na cidade de Criciúma, sul de Santa Catarina na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Os temas a serem abordados serão focados no eSocial e nas NRs 10, 12, 33 e 35.

Vamos mostrar para os profissionais e empresários que é possível implementar as normas regulamentadoras de forma planejada e consistente. Através de suporte técnico e atualizado, diminuindo assim cada vez mais o número de acidentes.

Manter as empresas com as documentações em dia evitando notificações e multas trabalhistas.

Para tanto é necessário a cooperação de empresas, colaboradores, órgãos públicos e consultores especializados.

Palestrantes do I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma

Para o tema relacionado aos impactos do eSocial no SST teremos a presença do Dr. Luiz Augusto de Bruin, profissional renomado na área de SST, especializado em Direito Trabalhista e Previdenciário, instrutor de treinamento para assuntos de segurança e medicina do trabalho de entidades credenciadas no setor, Bruin atua na área desde 1977.

  • Docente no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – PECE – EPUSP;
  • Redator da Coluna “Dicas do Bruin” do Informativo BRACOLONLINE editado pela Assessoria de Imprensa da BRACOL – Divisão EPIs;
  • Também atua como instrutor corporativo em eventos destinados ao setor prevencionista da empresa BRACOL – Divisão EPIs. Consultor de empresas na área de legislação infortunística.

Na atualização da NR 10 que trata do tema segurança em instalações e serviços com eletricidade, teremos a presença do engenheiro Joaquim Gomes Pereira, Formado em Engenheiria Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção.

  • Professor do curso de Engenharia de Seg. do Trabalho nas escolas superiores e Universidade São Paulo – USP, Escola Politécnica – PECE Desde 2004;
  • Auditor Fiscal do Trabalho –  Aposentado em 2011  (1985 – 2011)
  • Faz parte da Comissão Permanente Nacional de Segurança com Energia Elétrica (Ministério do Trabalho e Emprego);
  • Ex-coordenador nacional da CPNSEE – Comissão Permanente Nacional – Segurança em Energia Elétrica do Ministério do Trabalho e emprego da NR10;
  • Membro do Grupo técnico de elaboração da Norma Regulamentadora 35 – Trabalho em Altura”;
  • Revisor do item de “Segurança Elétrica da NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
  • Membro da Comissão de Regulamentação da Periculosidade NR16;
  • Consultor técnico na área de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Diretor da atual gestão do Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINPAIT.

Para desvendar a NR 12 que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos teremos a presença do engenheiro João Baptista Beck Pinto formado em  Engenharia Mecânica (UFRGS/86), Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNISINOS/88), Pós Graduado em Gestão Empresarial (UFRGS/91-92), Pós Graduado em Engenharia da Qualidade (PUCRS/95).

  • Engenheiro de Segurança do Trabalho da Forjas Taurus (2001 – 2003);
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho da Albarus Transmissões Homocinéticas (1996 – 2001);
  • Diretor Industrial da Companhia Fiação e Tecidos Porto Alegrense (1991 – 1995);
  • Colaborador convidado da Fraunhofer Gesellshaft – Institut für Produktionstechnik und Automatisierung – Stuttgart – Alemanha (1989 – 1990);
  • Sócio Gerente da ASTB – Assessoria em Segurança do Trabalho Ltda. (2001 – 2016);
  • Sócio Gerente da THGM – Projetos empresariais Ltda. (20016 – data atual);
  • Membro da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higyenists) desde 1998;
  • Co-autor do Manual de Segurança em Prensas e Similares. Identificação de Riscos e Prevenção de Acidentes. Adequação à NT 16/205 publicado pela FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Foi membro do GET – Grupo de Estudos Técnicos para revisão da NR-12;
  • Foi membro do GTT – Grupo de Trabalho Tripartite da revisão da NR 12;
  • Foi Consultor Técnico do Ministério do Trabalho no CNTT NR-12 – Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12.

E para complementar o 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho da região Sul de Santa Catarina teremos a palestra que vai abordar as normas regulamentadoras NR 33 e 35 com o engenheiro Gianfranco Pampalon formado em Engenharia de Segurança no Trabalho.

  • Atualmente é Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho na cidade de São Paulo;
  • Membro da CNTT da NR 35.

Inscrições gratuitas no site: https://doity.com.br/seminrio-de-segurana-e-sade-no-trabalho

O Evento

Este evento está sendo planejado para receber mais de 500 visitantes nos dois dias de palestras na ACIC. Nossa missão é trabalhar na prevenção de acidentes e proporcionar a atualização dos profissionais técnicos de segurança, engenheiros de segurança do trabalho, gestores de RH e empresários interessados no tema.

Graças ao patrocínio das empresas: Corsul, Wolfer e Senac a Inovarum vai disponibilizar aos participantes um evento de alto nível técnico com investimento zero por parte dos participantes.

Teremos também o apoio das seguintes empresas: DuaPi Sistemas, Revista Proteção, Crea-SC, Dorcas Marketing Digital, Perfil 2, Radio Som Maior, 4 oito e Clic A Tribuna.

Com a realização deste evento vamos provar para a nossa população que é possível fazermos mais e melhor quando nos unimos com todas as partes envolvidas e trabalhamos de forma cooperativa e preventiva.

Sendo assim, caso você esteja lendo este artigo antes da data do evento acesse o site da Inovarum e faça sua inscrição de forma Gratuita. Mas corra pois as vagas são limitadas!

Inscrições gratuitas no site: https://doity.com.br/seminrio-de-segurana-e-sade-no-trabalho

Por: Claudio Roberto Silveira

comercial@inovarum.net

Consultor Comercial e Organizador do I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sul de Santa Catarina em Criciúma