Segurança no trabalho não é custo, é investimento

Segurança no trabalho não é custo, é investimento

Nos últimos tempos, o tema “Segurança do Trabalho” vem sendo tratado de forma diferenciada no Brasil e nas empresas. Antes, trabalhadores seguros significavam alto custo; hoje essa visão mudou. Empresários e profissionais das mais diversas áreas de atuação entendem que um trabalhador atuando de forma segura em sua atividade é sinônimo de investimento, uma vez que lesões ou acidentes de trabalho geram custos elevados para governo, empresa e principalmente, trabalhadores, que muitas vezes carregam sequelas irreversíveis ao longo de suas vidas.

 

Dentre os equipamentos que provocam frequentes acidentes estão as máquinas móveis, como empilhadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, enfim, equipamentos destinados à movimentação de cargas e materiais.

 

Diante disso, a norma NR11 (2004), reforçada pela NR12, que sofreu uma impactante alteração em dezembro de 2012, exige que todos os trabalhadores que interagem com máquinas e equipamentos móveis destinados à movimentação de cargas e materiais sejam capacitados por meio de cursos específicos.

 

A INOVARUM oferece programas de treinamentos e cursos específicos para operação segura: curso para operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, operador de escavadeira hidráulica, operador de pá carregadeira, dentre outros.