Cuidados com descargas atmosféricas (Raios)

Cuidados com descargas atmosféricas (Raios)

Estamos no Verão, estação do ano mais propícia para a ocorrência de descargas atmosféricas. Este fenômeno natural acontece devido ao acúmulo de cargas elétricas em nuvens que estão se formando a mais de 10 quilômetros do solo. Em determinados momentos, estas cargas interagem com as cargas elétricas do solo e assim ocorre as descargas atmosféricas (popularmente conhecidas como raios), que podem atingir correntes elétricas de milhares de amperes.

 

Quando esta descarga ocorre em locais próximos de pessoas e animais, os efeitos geralmente são devastadores, pois pode ocorrer um choque elétrico de alta intensidade que pode levar à morte instantaneamente.

 

Infelizmente muitas pessoas não levam a sério as orientações e acabam pagando com a própria vida. Exemplos não faltam, em 2015 quatro pessoas morrem no litoral paulista ao permanecer em um quiosque à beira mar que foi atingido por um raio. Em 16/02/2017, em uma propriedade rural de Morro da Fumaça-SC, o proprietário de um sítio perdeu 18 cabeças de gado quando um raio atingiu uma árvore da propriedade.

 

Por isso é extremamente importante a prevenção, se afastando de locais abertos ao ar livre, como campos de futebol, praias e árvores, que são pontos vulneráveis para a ocorrência de raios.