Simulado de Emergência – Segurança em aerogeradores para trabalho em altura nos parques eólicos

Simulado de Emergência – Segurança em aerogeradores para trabalho em altura nos parques eólicos

Mas que uma necessidade de mercado, a segurança em aerogeradores é uma questão de eficiência e produtividade operacional. Desta forma a INOVARUM atua realizando treinamentos direcionados a atividade de trabalho em altura e simulado de emergência na busca da qualidade de vida dos trabalhadores.

Estes treinamentos realizados em Parques Eólicos no Brasil visam capacitar continuamente os trabalhadores uma vez que os parques são localizados em áreas remotas com distâncias consideráveis dos atendimentos emergenciais, além ainda da necessidade do cumprimento da legislação.

Ao adentrar no aerogerador os trabalhadores devem estar aptos para a realização de trabalho em altura (NR35) e espaços confinados (NR33), além dos treinamentos específicos das suas atividades para a realização dos trabalhos operacionais do dia a dia.

Além dos trabalhos operacionais, deve-se sempre estar preparados para possíveis casos de emergência e/ou urgência, necessitando assim de uma evacuação, para isso são necessários treinamentos constantes voltados na capacitação dos trabalhadores  em:

  • Monitoramento da atmosfera;
  • Analise dos riscos;
  • Primeiros socorros;
  • Resgate interno do aerogerador
  • Resgate externo do aerogerador;
  • Utilização dos dispositivos de combate a princípio de incêndio;
  • Resgate com maca envelope;
  • Prática de RCP (Reanimação Cárdio Respiratória – Protocolo AHA-2015); e
  • Segurança pessoal.

Um diferencial da INOVARUM é que possuímos uma equipe especializada para a realização de simulação de resgate externo do aerogerador, simulando um possível resgate no caso de emergência e uma evacuação.

Os Treinamentos de simulados dos planos de emergências são realizados com total segurança, instruindo e preparando os trabalhadores para agir em caso de uma ocorrência, assim realizando os primeiros socorros, resgatar e transportar dos acidentados, caso possua, desde as naceles, torres e fossos dos aerogeradores até a chegada das equipes externas de emergência.

Para a realização de simulados de emergência é de grande importância a existência do plano de emergência contendo todos as exigência legais, que visam reduzir os sinistros e limitar os seus danos, sistematizar a evacuação dos ocupantes e facilitar a intervenção dos bombeiros, sendo assim um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional, uma vez de que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para preveni-los e combatê-los.

 

Plano de emergência para trabalho em altura

Para prevenção ou minimização dos efeitos de sinistros na edificação, considerando o sistema de prevenção e combate a incêndio, deve existir o plano de emergência que contemple o treinamento dos usuários (trabalhadores e terceiros), para desenvolver a consciência proativa, bem como transmitir os aspectos previstos conforme a legislação em vigor, as normas técnicas e as instruções normativas do Corpo de Bombeiros Militar de cada estado.

Neste contexto, o plano de emergência deverá abordar as questões necessárias para:

  • Sistematizar normas e procedimentos visando à utilização e manutenção dos recursos disponíveis para o controle de emergência;
  • Eliminar ou minimizar os impactos negativos decorrentes de sinistros;
  • Permitir uma intervenção rápida e eficaz, em caso de emergência;
  • Evacuar todas as pessoas em condições de segurança;
  • Retornar as condições normais, no menor espaço de tempo.

A princípio, todos são responsáveis. Esse conceito objetiva criar atitudes que possam prevenir, portanto, o plano de emergência visa a preservação da saúde e da integridade dos usuários, através do estabelecimento de situações de emergência, bem como as diretrizes para a manutenção de todo o sistema de prevenção.

Solicite um contato de um especialista INOVARUM. Clique aqui agora.

 

Reginaldo Silva

Departamento de Treinamentos